7º Ano

REVISÃO ESCRITA PARA OS TESTES MULTIDISCIPLINARES DO 3º BIMESTRE



Sobre “Penso, logo existo”
Por que podemos considerar filosófica a pergunta “como sabemos que existimos?”Por esta ser universal. Isto é, ela é uma pergunta que todos fazemos, ela pertence a cada um de nós.

Quando fazemos a pergunta “como sabemos que existimos?”, o que queremos? Buscamos uma certeza para afirmar nossa existência.

Existe uma famosa sentença sobre esta questão: “Penso, logo existo”. Ela é de qual filósofo? René Descartes.

René Descartes acreditava que a comprovação de que pensamos proporcionava dois conhecimentos fundamentais para a humanidade. Quais são eles? A prova de que existo e a revelação de nosso “eu”.

Em qual século Descartes escreveu e publicou sua obra? Século XVII, início da modernidade.

Onde o filósofo René Descartes nasceu? Na França.

Qual a importância de René Descartes para a humanidade? Ele é considerado o pai da modernidade, uma vez que intentou fundar o conhecimento humano em bases tão seguras que chegou a seguinte elaboração: Penso, logo existo. Tal frase, dentro do seu pensamento, significa que a prova primeira de que existo é o fato de que penso.



REVISÃO ESCRITA PARA PROVA DO 2º BIMESTRE - 7º ANO
Pessoal, conforme combinamos na nossa revisão em sala, segue material escrito para facilitar os estudos de vocês. Caso ainda apareçam dúvidas lembrem que estou sempre à disposição. Abraço, e força!


REVISÃO – 7º ANO

Sobre Platão e a Alegoria da Caverna
O que é uma Alegoria? É uma forma simbólica de descrever algo.

Qual Filósofo pensou a Alegoria da Caverna? Platão.

Por que a Alegoria da Caverna é tão importante na obra de Platão? Ela possui um significado especial, o de tornar clara a sua compreensão da constituição da realidade (mundo sensível e mundo inteligível) e de explicar como podemos alcançar o conhecimento verdadeiro (Ideia do Bem).

Qual a relação entre Platão e Aristóteles? Platão foi mestre de Aristóteles, outro grande filósofo da Antiguidade. Aristóteles discordava das ideias platônicas apresentadasna Alegoria da Caverna.

E qual a relação entre Platão e Sócrates? Sócrates foi mestre de Platão.

Na Alegoria da Caverna, são apresentados dois níveis de realidade. Quais são esses níveis de realidade?
    ·    A realidade dentro da caverna, onde os homens estavam acorrentados, representa o nível que corresponde ao mundo sensível, material e aparente.
        ·         A realidade fora da caverna, onde os homens andavam livremente, representa o nível que corresponde ao mundo inteligível (supra-sensível), espiritual e verdadeiro.

Qual o significado da Alegoria da Caverna sobre a divisão do mundo? A partir da Alegoria da Caverna, sabemos que Platão compreendia a estrutura da realidade dividida em dois grandes mundos: o mundo sensível e mundo inteligível (supra-sensível).

O que é o mundo sensível na simbologia da Alegoria da Caverna? O interior (dentro) da caverna, que corresponde as aparências, o mundo material, dos sentidos e da opinião infundada. Sua representação na Alegoria corresponde ao interior da caverna e as sombras projetadas dentro dela, que são as aparências dos objetos e pessoas reais do lado de fora da caverna.

O que é o mundo inteligível (supra-sensível) na simbologia da Alegoria da Caverna? O exterior da caverna. O mundo inteligível (supra-sensível), na Alegoria da Caverna, é representado por tudo que é externo a caverna: as pessoas, as estatuetas, a luz do sol e o próprio sol. Esses elementos representam a verdade, o conhecimento de ideias verdadeiras e fundadas nas formas reais que participam da Ideia do Bem.

O fato das pessoas estarem com correntes (grilhões) presos as mãos, pescoço e pernas, significa algo relevante. O quê? Podemos afirmar que eles eram escravos por uma razão mais profunda: eles eram escravos de si mesmo, uma vez que acreditavam em uma aparência de realidade, sem jamais duvidar das sombras que viam no fundo da caverna.

Qual a relação entre os conceitos de aparência e realidade com a Alegoria da Caverna? A aparência de verdade é quando algo aparenta ser verdadeiro, no entanto, sem sê-lo. Isso é semelhante as sombras que os homens acorrentados eram obrigados a ver projetadas no fundo da caverna. Elas eram a aparência da realidade existente e verdadeira que se movia e falava fora da caverna. Porém, os homens que estavam presos e obrigados a ver apenas as sombras, acreditavam que essas sombras eram a realidade mesma, permanecendo ignorantes da verdadeira realidade. O prisioneiro que escapa de suas correntes e consegue perceber que as sombras são projeções de um mundo real lá fora, passa do conhecimento aparente para o conhecimento verdadeiro. Essa imagem criada por Platão, na Alegoria da Caverna, pretende fazer refletir sobre como podemos nos enganar sobre a verdade da realidade. Devemos questionar se o que vemos, ouvimos e sentimos é o realmente real ou apenas aparência de realidade.  

Qual a importância, para a nossa sociedade pós-moderna, de aprendermos sobre a Alegoria da Caverna? Em Filosofia, a importância de uma ideia não depende do tempo. Isto acontece, pois o pensamento filosófico se pretende universal e atemporal. Em outras palavras, o que foi pensado através da Alegoria da Caverna serve a todos os homens, de todas as épocas. A importância da Alegoria, em nosso tempo pós-moderno, é lembrar o homem que ele pode ser um homem livre, em busca da realidade mesma; ou ser escravo dos valores temporais de sua época, que apenas aparentam ser a realidade, sombra da realidade verdadeira.    


REVISÃO PARA O TESTE DO 2º BIMESTRE


Sobre Platão e a Alegoria da Caverna
Qual questão nós podemos pensar a partir da Alegoria da caverna? Se lembrarmos que uma alegoria é uma forma simbólica de explicar uma definição filosófica de difícil compreensão, somos levados a imaginar que a Alegoria da caverna, em particular, ajuda-nos a compreender, igualmente, um problema filosófico. No caso, o problema esclarecido e posto em consideração é a questão filosófica que procura pensar a constituição de uma realidade desde a ambígua relação dos conceitos de aparência e realidade (Aparentar Ser x Ser).

Qual filósofo criou a Alegoria da caverna? Platão

Onde viveu Platão? Grécia Antiga.

Quem foi o maior discípulo de Platão? Aristóteles.

A Alegoria da caverna está presente em qual livro de Platão? A República.




GRÁFICOS DE RENDIMENTO DO 7º ANO





REVISÃO ESCRITA DO 7º ANO


Pessoal, conforme combinamos na nossa revisão em sala, segue material escrito para facilitar os estudos de vocês. Caso ainda apareçam dúvidas lembrem que estou sempre à disposição. Abraço, e força!


REVISÃO - 7º ANO
Sobre Filosofia em geral
Qual o significado da palavra Filosofia? Amor ao saber ou amor à sabedoria.

Qual é o melhor meio de se aproximar da Filosofia? Fazendo perguntas filosóficas.

O que é uma pergunta filosófica? É uma pergunta que procura entender algo que pertence a todos os homens, independente da sua época e do lugar que vive.

Universal: o que é isso? Existem muitas diferenças na natureza e muitas diferenças entre os interesses das pessoas. Mas é possível reconhecer certas questões que pertencem a todos, que são igualmente importantes para todo mundo. Essas questões são chamadas universais, pois pertencem a todos os homens, independente da sua época e do lugar que vive, e são próprias da Filosofia.

Particular: o que isso? São questões também importantes, porém são individuais: tocam somente uma pessoa ou um grupo em especifico. Até mesmo necessidades vitais, como fome, frio e solidão, são particulares, pois não importam a todos os homens de mesma forma e ao mesmo tempo. Somente quando frio, fome e solidão são pensados universalmente, isto é, através da Filosofia, é que dizem respeito a todos nós.

O que é a necessidade filosófica? A necessidade de todas as pessoas de descobrir quem somos, para onde vamos, de onde viemos, por que viemos e o que podemos conhecer.

Qual a importância do respeito? Percebemos que há diferenças nos interesses das pessoas. Algumas gostam de esporte, outras de astronomia, outras de ler. São tantas as diferenças que não podemos imaginar nem dizer todas. E nem podemos determinar qual é mais valiosa que a outra. Por isso, devemos respeitar as diferenças e particularidades de cada um.
Sobre atitude filosófica
O que é atitude filosófica? Diferentemente do senso comum, atitude filosófica é a capacidade de perguntar pela essência das coisas e de tratar dos problemas universalmente, nunca de forma particular (individual).

Quais são as 3 partes da atitude filosófica? Observar, admirar e refletir.
Sobre Aristóteles
Quando nasceu Aristóteles? O filósofo Aristóteles nasceu há mais de 2.300 anos.

O que Aristóteles fez? Ele dedicou sua atenção a muitos assuntos, entre os quais a natureza. Encantado com a diversidade à sua volta, ele procurou observar a máxima quantidade de elementos naturais ao seu alcance. Realizou estudos sobre os astros e seus movimentos, sobre os quatro elementos (água, terra, fogo e ar) e suas combinações, e a respeito dos seres vivos (plantas, animais, pessoas) e suas características.

Qual a importância de Aristóteles? Ele foi o primeiro homem da história a inventar uma maneira de organizar a enorme diversidade da natureza. Seu método, utilizado até hoje pela ciência, é simples: trata-se de organizar a realidade natural através da classificação dos seres por semelhanças e diferenças apresentadas. Simplificando: o que Aristóteles fez foi colocar “cada coisa em seu lugar”, por exemplo: humanos, no grupo dos animais; árvores, no grupo das plantas etc.

13 comentários:

  1. Professor amei seu blog muito legal e interativo! sou aluna do 7ava Leticia e gostei muito da sua aula e tbm gostei muito do seu blog!

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    1. Leticia, fico muito feliz com seu comentário, obrigado!
      Lembro-me de você. Repararei seu interesse na aula.
      Publicarei conteúdo para sua turma, durante esta semana. Espero que goste e comente.
      Até,
      Novamente, obrigado!

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  2. gostei muinto do seu blogue . sou eu seu aluno do 7 ama joão paulo suas aulas são enteresantes e espero que continue assim !!!!!!!

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    1. João Paulo, este espaço também é seu. Sinta-se à vontade de publicar e mandar dúvidas. Ficarei feliz, afinal o blog é uma extensão de nossa aula. Olhe sempre que possível, pois sempre estou colocando novas publicações, que complementam nossa aula.
      Abraço, e força.

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  3. vc e um dos melhores professor que eu ja tive,espero que continui na minha turma,sou do 7 ava meu nome e lucas.

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  4. Professor so eu Marcelo Andrade,queria dizer que gostei muito do seu Blog, é que suas aulas são muito legais goto muito de vc ,além de tudo vc e um amigo pra mim,vlz tudo de bom.

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  5. Professor esse blog e dimais mais por que o conteudo do 2 bimestre do 7 ano e tam pouco.aqui quem fala e Mateus do 7 ano da tarde:-)

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    1. Tentei fazer um resumo do que apenas cairá no teste, com finalidade de ajudar na resolução das questões. Por tal, selecionei apenas o conteúdo das questões, que são apenas 5. Por isso, o conteúdo é tão pequeno, pois é um conteúdo de revisão apenas para o teste, e não para revisão de tudo que vimos.
      Mateus,
      Abraço, e força!

      Prof. Alfredo

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  6. O melhor professor de toda minha vida ! ' AMO suas aulas * - *

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  7. Boa noite professor
    Sou tia do Deivyson do 7 AVA! gostei muito do seu blog.
    Pois vai contribuir bastante na aprendizagem dele. obg Misma

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  8. ei professor seu blog émonimaihomi

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