2º Ano


Sobre o senso comum
O que é senso comum? É a compreensão do mundo resultante dos sentidos, da memória, do hábito, da imaginação, das crenças e desejos, ou seja, da herança dos antepassados e das experiências atuais que continuam sendo efetuadas. Trata-se de um conjunto de opiniões que nos permite interpretar a realidade e nos ajuda a avaliar, julgar e agir.

Como podemos definir “compreensão do mundo”? A compreensão do mundo se faz à medida que lhe damos sentido e agimos sobre ele. Precisamos de interpretações, de teorias, por mais simples que sejam, a fim de “organizar o caos”.

O que caracteriza o senso comum?O senso comum é um saber construído desde o âmbito do cotidiano. Isto é, não faz uma experiência crítica do saber, apenas conhece pela repetição e costumes impostos. Assim, o conhecimento do senso comum caracteriza-se por ser acrítico.

Conceito de senso comum: Conjunto de opiniões e modos de sentir que, por serem impostos pela tradição aos indivíduos de uma determinada época, local ou grupo social, são geralmente aceitos de modo acrítico como verdades e comportamentos próprios da natureza humana.

Quem faz uso do senso comum? O senso comum é o conhecimento de todos nós, homens comuns, não especialistas. Todos os seres humanos usam o conhecimento do senso comum.

Como a ciência se relaciona com o senso comum? A ciência, por possuir um método distinto, precisou se posicionar muitas vezes contra as “evidências” do senso comum. Assim, podemos constatar que não há como desprezar essa forma de conhecimento tão universal. Ou seja, mesmo o cientista mais rigoroso, quando está fora do campo de sua especialidade, é também um homem comum e usa o conhecimento espontâneo no cotidiano de sua vida.

Como o senso comum influencia na aprendizagem da ciência? A aprendizagem da ciência é um processo de desenvolvimento progressivo do senso comum. Só podemos ensinar e aprender partindo do senso comum de que o aprendiz dispõe, agindo na manutenção e modificação das capacidades ou habilidades já possuídas, ou seja, refinando um conhecimento pré-existente.

REVISÃO PARA O TESTE DE SOCIOLOGIA


Sobre a sociologia
Por que a sociologia é uma ciência? Ela é uma ciência uma vez que seu método de investigação de fenômenos sociológicos é científico.

Quais são as características do método de investigação da ciência? Modo sistemático, sujeito a verificação empírica e racional.

Do que é composto o conhecimento científico? É composto por método científico e objeto do conhecimento capaz de ser observado, experimentado e verificado.

Quais são os objetos conceituais do estudo científico da sociedade? As práticas e instituições sociais.

Quais transformações propiciaram o surgimento da sociologia? O êxodo rural, reforçado pela Revolução Industrial, acarretando uma crescente urbanização; a busca de explicações racionais sobre os fenômenos da realidade, propagadas pela Revolução Científica; o desenvolvimento industrial dos centros urbanos, possível somente após o surgimento de novos instrumentos técnicos gerados a partir das descobertas da Revolução Científica; os conflitos entre classes constatados desde o interior da Revolução Francesa, especialmente entre burguesia, proletariado, absolutistas e clero.

Qual a importância da sociologia? Ela investiga, reflete e avalia os elementos sociais. A partir dela podemos pensar, por exemplo, como a construção de uma usina hidrelétrica pode afetar às comunidades do local de sua instalação.

Outros exemplos de questões estudadas pela sociologia: que fatores afetam variações nas taxas de criminalidade entre diferentes vizinhanças, cidades, países? Quais as causas do crescimento das taxas de divórcio? Quais as principais causas para a ansiedade e depressão ou para a taxa crescente de violência familiar? As classes sociais influenciam o comportamento dos eleitores? Bem-estar econômico, desenvolvimento econômico e desigualdades socioeconômicas são outros exemplos de fenômenos sociais que carecem de investigação.

Como se dá o interesse das instituições públicas e privadas pela sociologia? Questões sociológicas são relevantes para a criação de políticas públicas, ou seja, quando esses assuntos necessitam de uma intervenção do governo. Mas, apesar de ter o governo como um dos grandes financiadores das pesquisas, a Sociologia também pode ser utilizada pela iniciativa privada a fim de traçar um perfil do seu público-alvo.

3 comentários: