REVISÃO ESCRITA PARA OS TESTES MULTIDISCIPLINARES DO 3º BIMESTRE
REVISÃO ESCRITA PARA PROVA DO 2º BIMESTRE - 8º ANO
Pessoal, conforme combinamos na nossa revisão em sala, segue material escrito para facilitar os estudos de vocês. Caso ainda apareçam dúvidas lembrem que estou sempre à disposição. Abraço, e força!
REVISÃO – 8º ANO
Sobre a Dialética hegeliana
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O diálogo é uma importante tarefa humana. Por quê? Porque o diálogo favorece o encontro de opiniões diferentes e até contraditórias entre si, o que possibilita o surgimento de novas ideias.
A Filosofia contribuiu para a melhor realização e aprimoramento do diálogo. Por que isto aconteceu? Os filósofos reconhecem que o diálogo promove a reflexão, e assim aprofundam tal prática, tanto que “dialogam” com as ideias daqueles que os antecederam, concordando ou discordando deles.
Em um diálogo verdadeiramente reflexivo, a contradição é algo importante. Por quê? Se pensarmos, sem o auxílio da reflexão própria da Filosofia, somos levados a acreditar que a contradição impossibilita o conhecimento de algo. Isto acontece, pois, a compreensão vulgar (não filosófica) diz que as coisas só podem ser conhecidas se não houver contradições envolvidas.
Assim, na Filosofia de Hegel, a contradição assume um papel fundamental para o conhecimento de um objeto, que fundamenta a criação do conceito de Dialética. Como podemos justificar isso? A contradição é importante para Hegel porque ele não considera o conhecimento como algo estático, paralisado, inerte e sem movimento. Isto é, para nosso filósofo, o conhecimento está em movimento e é o resultado de contradições superadas (tese – antítese – síntese).
Por que a Dialética é considerado um conceito abrangente na Filosofia? O conceito de Dialética fora empregado diferentemente por diversos filósofos e que, consequentemente, obter um significado único que satisfaça as inúmeras diferenças é uma tarefa impossível.
Mesmo considerando a abrangência desse conceito, como podemos definir o que é a Dialética? É o processo em que há um adversário a ser combatido ou uma tese a ser refutada, e que implica, portanto, conflito entre contrários. Esses contrários podem ser pessoas, princípios, ideias, atividades e momentos distintos.
Na História da Filosofia há quatro grandes correntes de interpretação e aplicação do conceito de Dialética. Quais são elas? 1ª Dialética como método de divisão; 2ª Dialética como lógica do provável; 3ª Dialética como lógica; e 4º Dialética como síntese dos opostos.
Qual das quatro grandes correntes de interpretação e aplicação do conceito de Dialética corresponde a Filosofia de Hegel? Dialética como síntese dos opostos.
Quantas e quais são as etapas da Dialética hegeliana? São 3: tese, antítese e síntese.
O que é a tese? É a primeira afirmação sobre algo, que pode ser negada por uma antítese.
O que é a antítese? A antítese é a negação da tese, na Dialética hegeliana, que também pode ser negada pela síntese.
O que é a síntese? A síntese é a negação da antítese. Isto é, ela é a negação da negação (uma vez que a antítese é a negação da tese). A síntese é tese e antítese reelaboradas, repensadas, reformuladas. No final, ela é uma nova tese, que garante a Dialética hegeliana movimento contínuo.
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Sobre o filósofo Hegel
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A qual movimento filosófico Hegel pertence? Ao Idealismo alemão.
Quando Hegel nasceu e morreu? Hegel nasce no século XVIII e morre no século XIX.
Qual é o país onde Hegel nasceu? Na Alemanha.
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REVISÃO PARA O TESTE DO 2º BIMESTRE
Sobre Aristóteles
e a temperança
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Sobre o
conceito de temperança, qual filósofo o pensou? Foi o filósofo
Aristóteles.
Segundo
Aristóteles, o que nos torna temperantes? Procurar evitar extremos. Os
extremos, que impossibilitam a temperança, são a falta e o excesso.
Como
Aristóteles pensou a liberdade a partir do conceito de temperança? A liberdade
depende da tentativa humana de agir em conformidade a uma ideia que evite os
excessos e as faltas na vida, ou seja, agir segundo a justa medida, o meio-termo:
a temperança.
Como
Aristóteles reflete a liberdade? Para tornar-se temperante, isto é,
próximo da liberdade, é preciso agir evitando dois extremos: falta e excesso.
Quais são os
outros dois termos que podem ser utilizados para se referir à atitude filosófica
aristotélica de evitar os excessos, além de temperança? Meio-termo e
justa medida.
Para Aristóteles,
qual o mau efeito provocado pelo exagero? O vício. Vale salientar que ele
não condenava a satisfação dos desejos, e sim o exagero, que pode transformar
os desejos em dependência, vício.
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GRÁFICOS DE RENDIMENTO DO 8º ANO
REVISÃO ESCRITA DO 8º ANO
Pessoal, conforme combinamos na nossa revisão em sala, segue material escrito para facilitar os estudos de vocês. Caso ainda apareçam dúvidas lembrem que estou sempre à disposição. Abraço, e força!
REVISÃO - 8º ANO
Sobre Filosofia em geral
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Qual o significado da palavra Filosofia? Amor ao saber ou amor à sabedoria.
Quando a Filosofia surgiu? À aproximadamente 2.500 anos.
Onde a Filosofia surgiu? Na Grécia Antiga.
O que motivou o surgimento da Filosofia? Seu surgimento foi motivado, principalmente, por dois grandes desejos da humanidade: expressar suas dúvidas e compreender a realidade à sua volta.
O que faz um filósofo? O filósofo é aquele que observa, analisa, questiona e pensa livremente sobre o mundo, sobre si mesmo e sobre o próprio pensamento. Esse conjunto de atitudes é chamado de reflexão.
Que atitudes determinam uma reflexão filosófica? Observar, analisar, questionar e pensar livremente sobre o mundo.
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Sobre liberdade
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Qual a importância de pensar sobre a liberdade? Liberdade está além de ser uma simples palavra de nosso vocabulário. Mesmo sabendo a dificuldade de justificar seu significado, reconhecemos seu valor. Ainda que procurássemos em lugares distantes ou em tempos remotos, sempre encontramos alguém que pensou sobre a liberdade, ou a desejou.
Sobre o que se trata a liberdade? A liberdade implica o conceito de decisão ou escolha. Uma pessoa é livre caso esteja consciente dos prazeres e problemas que podem resultar de suas escolhas e decisões.
O que é escolha? Escolha é decidir entre diversas alternativas, ou entre algo e seu contrário.
No âmbito da liberdade, o que são as necessidades humanas? As necessidades humanas são, no contexto da liberdade, os nossos desejos, isto é, a nossa vontade, o nosso querer. Exemplos: necessidades básicas para a sobrevivência (não sentir fome, frio, dor...); necessidades secundárias (conforto, prazeres, consumo, anseios...).
Por que as necessidades humanas são importantes? Algumas necessidades são tão vitais que precisam ser satisfeitas para garantir nossa sobrevivência. Mesmo assim, apesar das necessidades limitarem, de algum modo, nossa liberdade, elas não nos impedem de realizar escolhas ou tomar decisões.
Quando somos realmente livres ao tomar uma decisão? Escolhas e decisões geram causas e consequências. Segundo Thomas Hobbes, independente de regras ou limitações, nós somos realmente livres ao tomar uma decisão quando somos capazes de avaliar as consequências, boas ou más, de nossas ações.
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Quem foi Thomas Hobbes? Foi um filósofo inglês que nasceu no século XVII, vivendo em um momento importante da História e da Filosofia: a Modernidade. Devido suas reflexões sobre a liberdade e as necessidades humanas, ele ficou conhecido como “o filósofo da liberdade”.
Por que o período da Modernidade é importante? Foi o período posterior ao Renascimento, e todos os valores do conhecimento na época eram reavaliados. Muitos homens, assim como o fez Hobbes, formularam inventivas e novas ideias para os problemas humanos. Para se ter uma ideia, é nesse período que surge a ciência moderna, inicia-se a preparação para a atual técnica industrial e novos valores sobre os nossos direitos foram discutidos.
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legall
ResponderExcluirlegal
ResponderExcluirlegal
ResponderExcluirmuito legal
ResponderExcluirlegallll
ResponderExcluirvaleu professor, otima revisão... Vai me ajudar muito!!!!
ResponderExcluirOtima revisão, vai me ajudar muito na prova(espero...)
ResponderExcluirvaleu Alfredo ficou massa a revisao
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