segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Vídeo para as turmas da 1ª Série do Ensino Médio.


Pessoal, boa tarde! Primeiramente, agradeço a calorosa recepção. Fiquei impressionado com o interesse de vocês.
O vídeo abaixo – “Você sabe com quem está falando?”, do filósofo e palestrante brasileiro Mário Sérgio Cortella – é uma indicação descontraída que nos ajuda a pensar sobre coisas aparentemente banais. Vejam bem, APARENTEMENTE banais.
      1)  Um bom exercício seria pensar, depois de ver o vídeo, o sentido do que compreendemos por algo aparente e banal. Uma boa dica é pensar essas palavras em oposição aos seus conceitos contrários. Um exemplo:
   2)  Outro modo de INTERPRETAR o vídeo é contestar as afirmações (teses) feitas pelo filósofo. Eu acredito em vocês, sei que vocês acharão problemas nas teses apresentadas por ele. No entanto, a primeira coisa a fazer é perceber quais são essas teses, isto é, as principais afirmações. Uma dica: todo o discurso do palestrante sobre o universo é para esconder sua real intenção de fala. Ele estava falando sobre nossa existência, SOBRE O QUE PODEMOS CONHECER DA VIDA, ESPECIALMENTE, DA NOSSA PRÓPRIA VIDA.

No mais, bons estudos, e tenham uma ótima semana. Fiquei fã de vocês! Abraços.   


E aí, o que podemos pensar?

Anexo
Pessoal, em virtude do excelente comentário de nossa amiga e estimada aluna Leticia Beatriz, do 1º ano B, publico, juntamente com o vídeo que sugeri, a versão cristã sugerida por ela, de Louie Giglio, que nos abre novas possibilidades interpretativas para a questão sobre quem somos nós, qual a origem de todas as coisas e, principalmente, COMO PODEMOS CONHECER? Obrigado Leticia!



8 comentários:

  1. Professor !!! muito bom o vídeo !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, de fato, o vídeo é muito bom, além de ser muito engraçado. Acho que ele dá uma boa oportunidade de ganharmos linguagem sobre coisas que sentimos e não conseguimos falar com propriedade, e que, portanto, acabamos por deixar para trás. O problema é que essas coisas são importantes e as mais próximas de nós (não é?). Creio que essa é uma boa chance de lograrmos uma vitória sobre a vida, ao menos, por alguns instantes. Deixo uma sugestão: elabore um texto para me entregar na próxima aula, dele vamos construir uma forma sólida de ver o mundo, ainda que seja apenas uma insistência. Afinal, a vida parece sempre nos ultrapassar. Até mais, força.

      Excluir
  2. Isso é um verdadeiro fato professor ! concordo com vc ! Mas me tire uma duvida a da elaboração do texto e sobre esse vídeo e todo esse assunto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo sua pergunta, ela é muito pertinente. Mas, eu ficaria feliz de ver sua criatividade. Portanto, para você, quais são os principais pontos discutidos pelo palestrante no vídeo? E, qual a relação deles com a sua existência? Dessas considerações iniciais poderemos, posteriormente, pensar em novas indicações de textos e vídeos. Bom trabalho!

      Excluir
  3. Se tiver um tempo professor , assista esse video : http://www.youtube.com/watch?v=Y0chYRvW2Pw , esse video é voltado para a realidade Cristã , mas o ministro Louis Giglio que estuda a Ciência , ele mostra o quanto somos pequenos igualmente ao vídeo indicado pelo senhor, mas eu acredito que contudo nada nos diminui , somos pequenos em comparação a tudo , também somos chamados de cadáver de acordo com um filosofo ( oque eu acho um absurdo kkk ) independentemente da minha religião, eu respeito cada uma, cada pessoa tem suas ideologias e tem argumentos na questão de acreditar em certo tipo de crença, porem eu como ser humana acredito que somos imagem e semelhança de Deus pois creio na bíblia, embora o universo seja maior maior que nós .. mas somos importantes diante de Deus ,e todos iguais !!
    Bem, eu achei o vídeo bastante interessante, assisti varias vezes e pretendo estudar em cima desse assunto, estou com diferentes ideias que quem sou eu ... ;)

    Você é um ótimo professor !

    Ass: Leticia Beatriz . Turma 1° Ano B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, fiquei impressionado com seu comentário. Decidi, inclusive, anexar o vídeo que você indicou no conteúdo aqui postado. Segui seu conselho, prestei atenção a cada detalhe da fala do palestrante Louie Giglio e, consequentemente, não deixei de observar os diversos elementos filosóficos presentes na palestra dele. Aliás, o próprio tema da fala, a saber, a possibilidade da prova da existência de Deus através e nos entes por ele criados é um problema filosófico antigo e ainda estudado. Creio em você, portanto, meu conselho é que continue. Afinal, sua indicação de vídeo fora muito bem selecionada, e gostei muito da maneira como você argumentou sobre o porquê que eu deveria vê-lo. Agora, o que resta é continuar, não mais parar de investigar e pensar. Um bom caminho, para que nosso diálogo continue e ajude a ambos, é você fazer um texto (para a próxima aula) sobre as idéias que você falou. Boa sorte, abraço. Estou ansioso para ver o resultado de seu texto.

      Excluir
    2. Leticia Beatriz 1º ano B15 de fevereiro de 2013 às 10:01

      Haa obrigada . O texto já esta pronto , to contando os dias pra que venha sua aula ( risos) tenho certeza que vai ser bem interessante saber a opinião dos outros colegas estudantes e primeiramente a sua ! creio que o meu texto ficou bom ;)

      Abraço !

      Excluir
    3. Maravilha, Leticia. Segunda-feira, após a leitura de seu texto, nós poderemos planejar mais atividades que explorem suas competências e habilidades, em conformidade com seus interesses aparentes e inaparentes.
      Abraço, e força!

      Excluir