sábado, 16 de março de 2013

REVISÃO ESCRITA DO 6º ANO

Pessoal, conforme combinamos na nossa revisão em sala, segue material escrito para facilitar os estudos de vocês. Caso ainda apareçam dúvidas lembrem que estou sempre à disposição. Abraço, e força!


REVISÃO - 6 ANO
Sobre Filosofia em geral
Qual o significado da palavra Filosofia? Amor ao saber ou amor à sabedoria.

Quando a Filosofia surgiu? Aproximadamente 2.500 anos.

Onde a Filosofia surgiu? Na Grécia.
Sobre atitude filosófica
O que é atitude filosófica? Diferentemente do senso comum, é a capacidade de perguntar pela essência das coisas e de tratar dos problemas universalmente, nunca de forma particular (individual).

Quais são as 3 partes da atitude filosófica? Observar, admirar e refletir.

Qual objeto do nosso uso diário representa a terceira parte da atitude filosófica? O espelho. Ele reflete a imagem dos objetos, animais e, principalmente, a nossa própria imagem. Tal objeto, assim como reflexão filosófica, mostra novos aspectos da realidade, antes não percebidos por nossos olhos. Desta forma, podemos concluir que o espelho e a reflexão filosófica nos ajudam a investigar e pensar sobre o que vemos.

E sobre as outras duas partes da atitude filosófica, o observar e o admirar? O observar e o admirar podem ser compreendidos como olhar filosófico. O olhar filosófico enxerga novamente coisas já vistas; tenta revisitar a coisa observada que nos causa admiração, espanto, estranheza. Quando o nosso olhar é filosófico queremos descobrir a causa, a razão, como funciona e como é utilizado algo. Portanto, podemos concluir que o método da Filosofia é a pergunta, é o ato de questionar.

Por que o método da Filosofia é a pergunta? Porque é perguntado que buscamos entender o que vemos.
Sobre os quatro elementos
Quais são os quatro elementos que originam todas as coisas? Água, terra, fogo e ar.

Qual filósofo pensou isso, e por quê? O filósofo Empédocles afirmou que a origem de todas as coisas estava em quatro elementos, pois, segundo ele, a mistura desses quatro elementos gerava a quantidade diversa de coisas existentes no universo.
Sobre o Átomo
O que é o Átomo? É a origem de todas as coisas. São partículas de tamanhos e formas diferentes, que não eram divisíveis, que combinadas entre si formavam os seres do universo.

Qual filósofo pensou o Átomo, e como ele ficou conhecido? Demócrito. Ele é um filosofo grego muito admirado pela ciência atual, afinal ele descobriu, sem o uso de microscópio e tecnologia, que havia a partícula chamada Átomo, que compõem todos os seres e coisas. Por isso ficou conhecido como atomista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário