domingo, 16 de junho de 2013

REVISÃO ESCRITA PARA PROVA DO 2º BIMESTRE - 7º ANO

Pessoal, conforme combinamos na nossa revisão em sala, segue material escrito para facilitar os estudos de vocês. Caso ainda apareçam dúvidas lembrem que estou sempre à disposição. Abraço, e força!


REVISÃO – 7º ANO

Sobre Platão e a Alegoria da Caverna
O que é uma Alegoria? É uma forma simbólica de descrever algo.

Qual Filósofo pensou a Alegoria da Caverna? Platão.

Por que a Alegoria da Caverna é tão importante na obra de Platão? Ela possui um significado especial, o de tornar clara a sua compreensão da constituição da realidade (mundo sensível e mundo inteligível) e de explicar como podemos alcançar o conhecimento verdadeiro (Ideia do Bem).

Qual a relação entre Platão e Aristóteles? Platão foi mestre de Aristóteles, outro grande filósofo da Antiguidade. Aristóteles discordava das ideias platônicas apresentadasna Alegoria da Caverna.

E qual a relação entre Platão e Sócrates? Sócrates foi mestre de Platão.

Na Alegoria da Caverna, são apresentados dois níveis de realidade. Quais são esses níveis de realidade?
·         A realidade dentro da caverna, onde os homens estavam acorrentados, representa o nível que corresponde ao mundo sensível, material e aparente.
·         A realidade fora da caverna, onde os homens andavam livremente, representa o nível que corresponde ao mundo inteligível (supra-sensível), espiritual e verdadeiro.

Qual o significado da Alegoria da Caverna sobre a divisão do mundo? A partir da Alegoria da Caverna, sabemos que Platão compreendia a estrutura da realidade dividida em dois grandes mundos: o mundo sensível e mundo inteligível (supra-sensível).

O que é o mundo sensível na simbologia da Alegoria da Caverna? O interior (dentro) da caverna, que corresponde as aparências, o mundo material, dos sentidos e da opinião infundada. Sua representação na Alegoria corresponde ao interior da caverna e as sombras projetadas dentro dela, que são as aparências dos objetos e pessoas reais do lado de fora da caverna.

O que é o mundo inteligível (supra-sensível) na simbologia da Alegoria da Caverna? O exterior da caverna. O mundo inteligível (supra-sensível), na Alegoria da Caverna, é representado por tudo que é externo a caverna: as pessoas, as estatuetas, a luz do sol e o próprio sol. Esses elementos representam a verdade, o conhecimento de ideias verdadeiras e fundadas nas formas reais que participam da Ideia do Bem.

O fato das pessoas estarem com correntes (grilhões) presos as mãos, pescoço e pernas, significa algo relevante. O quê? Podemos afirmar que eles eram escravos por uma razão mais profunda: eles eram escravos de si mesmo, uma vez que acreditavam em uma aparência de realidade, sem jamais duvidar das sombras que viam no fundo da caverna.

Qual a relação entre os conceitos de aparência e realidade com a Alegoria da Caverna? A aparência de verdade é quando algo aparenta ser verdadeiro, no entanto, sem sê-lo. Isso é semelhante as sombras que os homens acorrentados eram obrigados a ver projetadas no fundo da caverna. Elas eram a aparência da realidade existente e verdadeira que se movia e falava fora da caverna. Porém, os homens que estavam presos e obrigados a ver apenas as sombras, acreditavam que essas sombras eram a realidade mesma, permanecendo ignorantes da verdadeira realidade. O prisioneiro que escapa de suas correntes e consegue perceber que as sombras são projeções de um mundo real lá fora, passa do conhecimento aparente para o conhecimento verdadeiro. Essa imagem criada por Platão, na Alegoria da Caverna, pretende fazer refletir sobre como podemos nos enganar sobre a verdade da realidade. Devemos questionar se o que vemos, ouvimos e sentimos é o realmente real ou apenas aparência de realidade.  

Qual a importância, para a nossa sociedade pós-moderna, de aprendermos sobre a Alegoria da Caverna? Em Filosofia, a importância de uma ideia não depende do tempo. Isto acontece, pois o pensamento filosófico se pretende universal e atemporal. Em outras palavras, o que foi pensado através da Alegoria da Caverna serve a todos os homens, de todas as épocas. A importância da Alegoria, em nosso tempo pós-moderno, é lembrar o homem que ele pode ser um homem livre, em busca da realidade mesma; ou ser escravo dos valores temporais de sua época, que apenas aparentam ser a realidade, sombra da realidade verdadeira.    


Nenhum comentário:

Postar um comentário