sábado, 16 de março de 2013

REVISÃO ESCRITA DO 9º ANO

Pessoal, conforme combinamos na nossa revisão em sala, segue material escrito para facilitar os estudos de vocês. Caso ainda apareçam dúvidas lembrem que estou sempre à disposição. Abraço, e força!


REVISÃO - 9º ANO
Sobre Filosofia em geral
Qual o significado da palavra Filosofia? Amor ao saber ou amor à sabedoria.

O que essa palavra representa? A palavra Filosofia nomeia um modo rigoroso de pensar e dialogar em busca de soluções para as maiores dúvidas humanas.

Quando a Filosofia surgiu? À aproximadamente 2.500 anos.

Onde a Filosofia surgiu? Na Grécia Antiga.

O que motivou o surgimento da Filosofia? Seu surgimento foi motivado, principalmente, por dois grandes desejos da humanidade: expressar suas dúvidas e compreender a realidade à sua volta.

O que é conceito? É a forma mais completa possível de apresentar os significados de um termo, uma palavra ou uma ideia.
Sobre atitude filosófica
O que é atitude filosófica? Diferentemente do senso comum, atitude filosófica é a capacidade de perguntar pela essência das coisas e de tratar dos problemas universalmente, nunca de forma particular (individual).

Quais são as 3 partes da atitude filosófica? Observar, admirar e refletir.
Sobre os contrários
Qual a importância de pensar sobre os contrários? Podemos compreender que as coisas do mundo são contrárias e estão em constante mudança. Logo, podemos concluir que não há coisa que tenha uma verdade única e imóvel. Todas as coisas podem vir a ser através da luta dos contrários. Exemplo: bem e mal, noite e dia, vida e morte.

Qual a estrutura de relação entre as palavras bem e mal? São contrários que estão em constante disputa, e dependem um do outro para adquirirem definição, ou seja, significado.
Sobre Heráclito
Quem foi Heráclito? Um filósofo antigo, que nasceu e viveu na cidade de Éfeso (por isso é chamado Heráclito de Éfeso). Ele viveu em um período da Filosofia conhecido por pré-socrático, e sua vida foi entre os séculos VI a.C. ao V a.C.

Qual a importância de Heráclito? Ele foi o primeiro filósofo a pensar os contrários. Heráclito deu sentido de unidade a toda oposição, uma vez que seu intento era afirmar a mobilidade dos seres, a mudança de todas as coisas, ele utilizou-se do argumento que nada permanece – tudo muda. Para isso, esse filósofo argumentava que as coisas do universo sempre são substituídas por seus respectivos contrários, infinitamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário